A Fábrica de Carroçarias Sabino, Lda. foi fundada por Adelino David Rosa Sabino no ano de 1978.

A sua vida profissional iniciou-se bem cedo. Nascido em Varche, concelho de Elvas em 1948, filho mais novo de 3 irmãos, com apenas 11 anos de idade decide deixar de estudar por sua iniciativa uma vez que lhe tinham dado essa oportunidade. Como vira que os outros irmãos não tinham tido essa possibilidade, quis por sua vontade iniciar as suas lides profissionais. Começou então como primeiro emprego por guardar uma vara de porcos, animal por natureza irrequieto que obrigava à sua máxima atenção.

Após diversas experiências no Alentejo, decide aos 17 anos vir para a região de Lisboa, por ouvir falar ser uma região próspera, dado que já se sentia limitado profissionalmente na sua terra natal.

Começou por trabalhar numa prestigiada empresa ligada ao mobiliário escolar na região de Mafra. Mais tarde veio para a região de Sintra e trabalhou numa empresa de alfaias agrícolas. Foi no entanto na empresa Amadeu Vitorino & Filhos onde considera ter sido a sua escola profissional. Esta empresa dedicava-se essencialmente ao reforço de chassis e molas de camiões. Nela permaneceu por 14 anos.

Após a revolução de 25 de Abril de 1974 a situação económica nacional foi severamente afectada. Com toda a conjunctura social que se instalou, as empresas viram-se forçadas a reduzir o seu tempo laboral terminando com as horas extraordinárias as quais já eram de grande relevância para Adelino Sabino na subsistência de seu lar. Sendo na altura um jovem empreendedor, decidiu iniciar actividade nos seus tempos livres reparando camiões e máquinas de desaterros numa garagem do seu sogro Vitorino Francisco.

Em 1978, com o aumento da actividade, vê-se forçado a deixar o seu patrão, aumentando as instalações com a construção de um pavilhão de 220 m2. No espaço de quatro anos, este espaço já se tornava insuficiente, o que o obriga a construir um novo pavilhão de 315 m2.

 

Os clientes aparecem, as encomendas aumentam e passados quinze anos, usufruindo já de uma segurança que lhe advém do prestígio entretanto criado, constrói o terceiro pavilhão, este de 560 m2. Com o aumento da área construída teve necessidade de anexar um terreno vizinho para parque das viaturas a serem transformadas.

Em 2016, a gerência foi transferida para os seus filhos, João Davide Francisco Sabino e Sérgio Lino Francisco Sabino.

A empresa ao longo dos anos tem vindo a acompanhar as mudanças tecnológicas ao nível da produção e também no desenvolvimento de produtos de maior adequação ao serviço a que se destinam. A produção varia entre a caixa aberta para transporte de carga geral, passando pelas caixas distribuição, tipo TIR até às caixas fechadas em alumínio ou em sanduíche de poliuretano. Com o aumento do “know-how” na área da óleo-hidráulica adquirido através de cursos de especialização ao nosso pessoal técnico e consolidado na montagem e reparação de gruas, taipais elevatórios, introduz no seu leque de produtos a construção de caixas basculantes, contando também já com outro tipo de produtos tais como sistemas de caixas intermutáveis, rampas hidráulicas porta máquinas e um sistema inovador de transporte de garrafas de gás industriais.

Hoje, a SABINO assenta sobre uma política de qualidade dos seus produtos baseada no “fazer” e no “fazer bem”.